Desenvolvemos softwares de controle para as mais diversas aplicações (industriais, saneamento, monitoração e controle, comunicação de dados), utilizando equipamentos dos principais fabricantes do mercado.
PRINCIPAIS PROJETOS IMPLANTADOS:
a) Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica no Saneamento (LENHS): projeto conjunto IPH(UFRGS)/Eletrobras, concluído em dezembro de 2009 e inaugurado em maio de 2010;
b) Células de Manufatura da GKN do Brasil: utilizando CLP’s S7-400 da Siemens e comunicação em rede Profibus, com diversos componentes (IHM, remotas e acionamentos hidráulicos e elétricos, com instrumentação para medição de força e deslocamento);
c) Automação do sistema de tratamento e distribuição de água em Caxias do Sul, projeto conjunto APS/Samae, com a utilização de diversas tecnologias de medição e comunicação de dados via GPRS.
d) Automação máquinas de teste de produto de diversos clientes.
O Laboratório de Eficiência e Hidráulica em Saneamento (LENHS) instalado no IPH/UFRGS é um dos sete existentes no país e foi implantado pela Unidigital através de contrato por licitação pública.
Com a destinação principal de formar mão de obra técnica especializada em sistemas de abastecimento de água com ênfase na otimização do consumo de energia, o LENHS do IPH/UFRGS é o mais moderno e mais bem equipado do Brasil.
O sistema de automação compõe-se de um controlador lógico programável de grande porte e de um software supervisório Elipse E3, multiusuário, que tem por finalidade coletar os dados dos sensores de campo, emitir relatórios e gráficos, supervisionar a operação dos diversos subsistemas e prover informação visual por imagem dos processos em andamento, entre outras funções.
A instrumentação é composta de diversos tipos de equipamentos para medição de vazão, pressão, nível, grandezas elétricas, torque e rotação de motores, entre outras.
As medições de vazão são feitas por dispositivos eletromagnéticos, de turbina, calha Parshall e medidores convencionais, permitindo fazer uma avaliação comparativa de seu desempenho.
Com os recursos disponíveis no LENHS, é possível avaliar ainda a eficiência de motores e bombas. Inversores de alto desempenho permitem programar livremente as rotações desejadas, para levantamento das respectivas curvas de desempenho.
Além disto, no LENHS é possível simular algoritmos de performance otimizada no que se refere ao problema de abastecer uma determinada área a um consumo mínimo na energia elétrica necessária.
O LENHS está disponível para visita de técnicos e engenheiros interessados. O contato deve ser feito diretamente com o IPH da UFRGS, em horário comercial.