Eletrônica, Automação e Controle Industrial


Novidades


Categorias
Palavras chave
Arquivo

Unidigital entrega Forno de Ensaios de Transmitância Térmica ao ITT Performance


A Unidigital entregou ao ITT Performance, da Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), um Forno de Ensaios de Transmitância Térmica, dentro do projeto do ITT de ser uma das instituições na vanguarda tecnológica no país e se equipar para a prestação de serviços especializados de avaliação e certificação de materiais de construção.

O Forno de Ensaios de Transmitância Térmica compõe-se de uma câmara térmica isolada, um tanque para circulação de água de refrigeração e um armário eletro-eletrônico de controle. No interior do Forno são montadas placas aquecedoras e placas frias, ambas com temperatura precisamente controlada, entre as quais são inseridos os corpos de prova. Um total de quarenta termopares fornecem as medições de temperatura em todos os elementos internos do Forno.

Um software supervisório especialmente configurado constitui a interface gráfica e operacional através da qual o Laboratorista pode monitorar continuamente as variáveis medidas e receber informações do processo, bem como emitir relatórios dos ensaios de uma forma amigável.

Para a medição do fluxo térmico, foram utilizados fluxímetros de calor importados dos Estados Unidos, os quais produzem um sinal de tensão proporcional à quantidade de calor que flui entre suas superfícies.

Projetado para realizar medições de transmitância de materiais de acordo com a Norma ABNT NBR 15220, parte 4 (Método da Placa Quente Protegida) e parte 5 (Método Fluximétrico), o Forno é um produto que incorpora conceitos únicos no país.

Ambos os métodos demandam a utilização de uma exigente tecnologia de controle de temperatura e medição, bem como a utilização de componentes de superior desempenho e confiabilidade. Para atender a esses requisitos, a Unidigital desenvolveu soluções inovadoras para controle e medição dos parâmetros operacionais, não apenas no que se refere à parte eletrônica, mas também aos algoritmos de programação. Estes requisitos exigiram mais de seis meses de trabalho no desenvolvimento do Forno, envolvendo as áreas de mecânica, microeletrônica, elétrica e software.

 

 





Deixe seu comentário